domingo, 7 de dezembro de 2008

Soneto dos enlaces e da alma - concurso literário.

Vou apresentar uma poesia que foi composta por mim e está participando do 5° Concurso Literário da comunidade Taverna Filosófica, no Orkut. O tema do concurso é Um Grande Amor, porém cada texto inscrito pode pertencer a um estilo diverso. Quem quiser conhecer o concurso ou participar, clique aqui.
Escolhi compor um soneto petrarquiano, que têm a estrutura de quatro estrofes, sendo que as duas primeiras estrofes têm quatro versos e as duas útltimas têm três versos. Também compus cada verso com onze sílabas poéticas.
O tema é uma análise comportamental de um grande amor, porém em forma poética e não técnica. Uma amiga, Paula, me disse que há uma nova proposta de estruturação poética em que não é necessário perder-se na trancendência para fazer poesia, mas que uma abordagem analítica poderia ser feita e que o desafio seria fazê-lo com arte. Sem conhecer a tendenência, acho que esse é o desafio que me impus ao me inscrever para o concurso.
No poema, procuro encontrar a origem de meu amor pela musa e tateio uma busca pela descrição dos comportamentos dela em relação a mim. Porém reconheço que esta descrição da origem do meu amor seria limitada e que parte do meu sentimento não está sob controle do comportamento dela, mas das propriedades de estímulo que ela compartilha com meus outros amores.
Espero que gostem e que divirtam-se com o concurso.

Soneto dos enlaces e da alma
**
O que você fez e o que você não fez?
Nasceu bela, com estas mãos frívolas,
Me olha exibindo o seu sorriso cortês,
Me prende entre correntes e pérolas.
**
A que devo o amor que dedico a você?
Eu devo ao toque suave em meu peito,
Ou ao mistério que hoje me é alento?
Devo ao arquétipo que estou à mercê?
**
Se eu puder numa estilha sim descrever
Os enlaces que armastes para eu amar,
Escasso ainda seria tal dizer.
**
De certo faltaria esquadrinhar
Outros amores que fiz reconhecer
Nesta alma exibida pelo seu olhar.
***

Um comentário:

  1. Ótimo poema Rodrigo, parabéns. Você fez uma análise de variáveis de maneira poética...rsrs... legal isso.

    ResponderExcluir