O filme de Peter Pan está cheio de fantasia. Ele é narrado por Wendy, uma mulher que, quando garota, viveu a maior das aventuras.http://olharbeheca.blogspot.com/2008/12/operaes-estabeledoras-e-fantasia-em.html
O filme de Peter Pan está cheio de fantasia. Ele é narrado por Wendy, uma mulher que, quando garota, viveu a maior das aventuras.
Uma inspiração para escrever sobre assertividade veio agora pouco, na balada, depois de ver e participar de alguns episódios sociais - muitos deles assertivos, eu diria.
O que realmente significam termos como "espírito de solidariedade e cooperação" ou "demonstração de bondade"?
Um mesmo evento pode causar sentimentos muito diferentes. Isso por que a pessoa que sente pode se relacionar com o evento de formas muito diferentes, dependendo do momento, dos comportamentos em relação ao evento e da história pessoal da pessoa.
Hume aponta para a descrição, baseada na indução, dos fenômenos naturais. A psicologia científica também está preocupada com a descrição de uma parte da natureza. A análise do comportamento, segundo a fudamentação behaviorista radical, está preocupada com a descrição do comportamento humano - o que pode incluir previsão, controle e interpretação.
Entendo que a punição pode ser dispensável e acho necessário que haja uma distinção entre educar e punir.
O castelo de cartas é uma metáfora. Na nossa vida, muitas coisas são como um castelo de cartas. São coisas que surgem, nós experimentamos e nos apaixonamos. Essa relação é alterada por uma modificação no ambiente - a introdução de uma pessoa que vem e estraga tudo. Seu sobrinho chega e se joga sobre seu castelo. Como você se sente?
Muitas pessoas já ouviram a frase "E se João pulasse de um precipício, você pularia também?". Geralmente ouvimos isso se aprontamos alguma coisa e nos justificamos colocando a culpa em João, já que ele também aprontou mas não foi punido. Com essa frase, quero discutir o conceito de modelação - amplamente aceito como um processo comportamental e poucas vezes discutido quanto à sua natureza.
Aproveitando meu último dia de férias, assisiti o episódio de hoje no programa da globo. Nele, Maggie demonstra apego exagerado com a Marge e a familia decide contratar uma terapeuta para tornar a menina mais independente. Com o sucesso do tratamento, um efeito colateral aparece: Marge deprime. A partir desse episódio, pensei em abordar (1) a topografia do comporatmento como critério para intervenção; (2) a avaliação de efeitos colaterias e; (3) o papel da extinção na depressão.
A ACT, sigla para Acceptance & Commitment Therapy (Terapia da Aceitação e Compromisso) é a psicoterapia criada pelo grupo de Hayes para tratar de algo comum em muitas psicopatologias: a esquiva experiencial.
A revista Superinteressante de Julho vêm com a matéria de capa "Terapia Funciona?". Pude ler a matéria e, de uma forma geral, apreciei os dados favoráveis citados na revista acerca da psicoterapia. Porém, na página com resumos descritivos das abordagens clínicas, o que se fala no quadro sobre a Terapia Comportamental pode ser entendido no mínimo como um equívoco e até como uma bizarrice.
Na revista Men's Health do mês de abril há uma matéria muito interessante sobre estratégias para aderir a um programa de exercícios por longo tempo. O título da matéria promente: "Descuba seu potencial". O conteúdo também - o autor aborda o tema através da citação de estudos científicos. O pecado? Citam e descrevem o behaviorismo de forma limitada e incorreta.
Hegel apresenta considerações sobre a consciência-de-si, o que pode ser discutido segundo a perspectiva analítico-comportamental do auto-conhecimento. Ainda pode ser relevante abordar o processo de condicionamento de estímulos, a aprendizagem vicariante e a competência social.http://minhasdigressoesfilosoficas.blogspot.com/2008/04/fenomenologia-do-esprito-hegel.html
Parece uma marca da geração dos adolescentes contemporâneos: molengas, indispostos, conformados, inanimados, vegetais. São garotos-samambaia. E temos também uma geração de pais provedores que nada deixam faltar a suas crianças. São trabalhadores assíduos, mas sobra pouco tempo pra interagir com os filhos. Qual seria então a explicação para a falta de vida dessa geração de adolescentes? Se nada lhes falta, não deveriam ser felizes e produtivos? O que acontece?
Quando falamos sobre atenção ou distração, como prestar atenção a alguma coisa ou quando alguma coisa “passa batida” pela gente, podemos estar falando sobre um tópico muito importante em análise do comportamento: o controle de estímulos. http://olharbeheca.blogspot.com/2008/03/ateno-e-distrao.html
Nós fomos os primeiros a estudar os efeitos desses tipos de controle comportamental e os primeiros a efetivamente condená-los.
A coerção é ineficiente para lidar com as questões práticas acerca do comportamento humano. Entende-se por coerção três métodos de controle do comportamento. São eles: 1) o reforçamento negativo; 2) a punição; e 3) a manipulação da privação. http://olharbeheca.blogspot.com/2008/03/coero-versus-anlise-do-comportamento.html
Geralmente ouvimos que ser psicanalista é elegante; ser sócio-histórico não dá dinheiro; ser humanista é altruísta; e ser behaviorista - comportamental - é cruel. http://olharbeheca.blogspot.com/2008/02/coero-versus-anlise-do-comportamento.html
Blog para divulgação de trabalhos relacionados à análise do comportamento.